quinta-feira, 11 de abril de 2019

Fiocruz apresenta Observatório da Gestão Estadual do SUS a secretários do NE

O Secretário Executivo do CEE Fiocruz, Assis Mafort Ouverney, e o pesquisador e professor da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), André Bonifácio de Carvalho, ex-secretário de Gestão Participativa e Estratégica do Ministério da Saúde, participaram, na última sexta-feira (5), do Encontro de Secretários da Saúde do Nordeste.

Durante o evento, eles apresentaram a proposta de trabalho do CEE-FIOCRUZ como um think tank voltado para o debate e a formulação de propostas de aperfeiçoamento de um SUS universal e equitativo, assim como as linhas gerais de implementação do Observatório da Gestão Estadual do SUS (OGE/SUS). 

Assis Mafort destacou o interesse e a disponibilidade do CEE-FIOCRUZ em articular ações de formação, pesquisa e extensão para apoiar a iniciativa do consórcio interestadual do Nordeste. Segundo ele, “o CEE-Fiocruz entende que essa iniciativa é uma das mais relevantes para o fortalecimento da democracia, do desenvolvimento e da inclusão social no Brasil, e buscará, junto com parceiros locais, regionais e nacionais, articular projetos que possam apoiar o conjunto dos estados da região”.

André Bonifácio, por sua vez, ressaltou que a proposta de implementação do Observatório de Gestão Estadual do SUS consiste em um dispositivo de articulação intergovernamental que busca fortalecer o pacto federativo regional. “O OGE/SUS tem como objetivo realizar estudos e propostas de intervenção sobre os diversos aspectos da dinâmica de organização e financiamento dos sistemas de saúde dos estados do nordeste, incluindo a situação de saúde, a configuração da oferta de serviços, a alocação de recursos, a gestão de pessoas, a regulação, a assistência farmacêutica, entre outros”, apontou Bonifácio.

Após a reunião, ambos se reuniram com a Subsecretária de Planejamento e Gestão, Márcia Cavalcanti Vinhas Lucas, e a Diretora do Núcleo Estadual de Saúde Coletiva da UFRN, Lavínia Uchoa Azevedo, para definir as linhas gerais de implementação do OGE-SUS no Rio Grande do Norte, a partir da cooperação entre o CEE-FIOCRUZ, a Secretaria Estadual de Saúde do RN e o NESC-UFRN.

Como desdobramento da reunião, estão previstas ainda a apresentação do OGE-SUS em outros estados da região que já manifestaram interesse, a formação de parcerias com outras universidades e centros de pesquisa da região, a organização de oficinas temáticas nos estados, a constituição de equipes de pesquisadores e gestores para formulação de estudos e propostas de aperfeiçoamento da gestão do SUS na região, além de um evento de lançamento do observatório com a presença dos secretários de saúde da região.

Nenhum comentário: