sexta-feira, 1 de março de 2019

Papa Francisco: “O mal tem os dias contados”

Cidade do Vaticano, O Papa Francisco disse hoje que “o mal tem os dias contados”, num encontro com milhares de peregrinos que decorreu na Praça de São Pedro.
“O mal tem dias contados, não é eterno. O mal tem dias contados, o mal já não pode prejudicar-nos: o homem forte que toma posse de sua casa chegou. E este homem forte é Jesus”, declarou, na primeira audiência pública semanal após o encontro de cúçula sobre a proteção de menores na Igreja, entre os dias 21 e 24 deste mês.
No regresso da audiência geral Francisco prosseguiu a sua reflexão sobre o Pai-Nosso.
“A oração afasta todo o medo. O Pai ama-nos; o Filho levanta os braços, lado a lado com o nosso; o Espírito trabalha em segredo para a redenção do mundo. Nós não vacilamos na incerteza”, observou.
Diante dessa certeza, assegurou o Papa, “o mal tem medo”.
“Rezamos, dizendo: Santificado seja o teu nome! Nesse pedido – o primeiro – pode sentir-se toda a admiração de Jesus pela beleza e grandeza do Pai, e o desejo de que todos o reconheçam e amem pelo que Ele realmente é”, começou por referir.
Ao mesmo tempo, há a súplica de que o seu nome seja santificado em nós, na nossa família, na nossa comunidade, em todo o mundo. É Deus que nos santifica, que nos transforma com o seu amor, mas também somos nós que, através do nosso testemunho, manifestamos a santidade de Deus no mundo, tornando o seu nome presente”.
O papa Francisco realçou, por isso, que o mal dos cristãos “escandaliza” e se a sua vida “não é santa, há uma grande incoerência”.
A reflexão aludiu à “confiança no Pai” que é manifestada nas súplicas da oração cristã.
“Deus é como aquelas mães que precisam apenas de um olhar para perceber tudo sobre os filhos: se estão felizes ou tristes, se são sinceros ou escondem alguma coisa”, afirmou o pontífice.
No final da audiência, o Papa dirigiu-se aos peregrinos de língua portuguesa, “com votos de que esta peregrinação a Roma fortaleça em vós os bons propósitos para dar testemunho do Evangelho de Jesus, impelidos pela coragem que a oração infunde nos vossos corações. Deus vos abençoe”, concluiu.

Presídio federal fez explodir índices de criminalidade no RN


Em seu blog diário, o jornalista Paulo Tarcísio analisa a correlação entre o presídio federal construído em Mossoro e sua relação com o aumento da violência na região.
Paulo afirma textualmente: “achei muito interessante a entrevista que a atual secretária de Defesa Social de Natal, delegada de polícia aposentada, Sheyla Freitas, secretária de Segurança Pública no último ano do governo Robinson, concedeu hoje na jornal da 87, a FM de Aquino Neto.
O primeiro ponto que me chamou a atenção, foi a firmeza com que demonstrou que os índices de criminalidade sofreram uma verdadeira explosão, aqui no Estado, a partir da inauguração do presídio federal em Mossoró.
Ora, estava na cara que isso ia acontecer, como de fato aconteceu pelas próprias características do presídio – Pra ele são mandados presos maceteadíssimos no crime, em especial no narcotráfico e seu entorno.
Por que estava na cara?
Por uma razão muito simples: pra onde esse povo vai, leva a cúpula da sua estrutura e, como é natural, essa estrutura, formada por bandidos de primeira linha, faz uma verdadeira ocupação da cidade onde está o presídio, e, de lá, amplia essa ocupação às demais áreas do Estado.
O que é de estranhar é que, até hoje, a classe política do Rio Grande do Norte, nada fez para proteger o Estado dessa ameaça concreta que passou a sofrer – dia após dia – por parte do crime organizado.
Está na cara que um Estado que acolhe um presídio federal tem todo direito a receber uma proteção especial.
Mas, para isso, é evidente, tem que gritar, tem que estrebuchar, tem que bater na mesa. Se não, fica como esteve até bem pouco tempo: à mercê dos bandidos e da incontrolável explosão dos índices de criminalidade.
Ainda bem que, mais recentemente, quando dessa última transferência de presos perigosos para cá, por iniciativa do próprio Ministério da Justiça, um contingente de cerca de 400 integrantes da Força Nacional veio reforçar, temporariamente, a segurança em Mossoró.
Mas, veio assim, de mão beijada, sem ninguém pedir, mas de forma apenas temporária.
Acontece, que sem uma mobilização dos grupos sociais, com o respaldo da classe política, não tenha dúvida, esse reforço em pouco tempo irá embora e deixará conosco só os bandidos e suas consequências.
Abordarei, em futuras notas, outros aspectos da entrevista que considero merecedores de ampla atenção das autoridades atuais.”

Fachin envia pedido de anulação da delação da J&F ao plenário do STF


O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Edson Fachin encerrou hoje (28) a instrução do pedido da Procuradoria-Geral da República (PGR) para homologar a rescisão do acordo de colaboração dos executivos do grupo J&F.
Com a decisão, a PGR terá 15 dias para enviar à Corte as alegações finais do caso e, em seguida, as defesas dos delatores terão o mesmo prazo para se manifestar. Após o cumprimento do prazo, o gabinete do ministro vai enviar o caso para julgamento pelo plenário da Corte.
Em setembro de 2017, o ex-procurador-geral da República Rodrigo Janot pediu ao Supremo a rescisão do acordo de colaboração de Joesley Batista, um dos sócios do grupo J&F, e do executivo do grupo Ricardo Saud. Desde então, Edson Fachin, relator do caso, analisa a questão.
Segundo a PGR, os acusados omitiram da procuradoria a participação do ex-procurador Marcelo Miller em favor dos interesses do grupo J&F e uma suposta conta bancária de Saud no Paraguai. No entanto, para a procuradoria, as provas que foram obtidas e que basearam investigações penais contra vários investigação deverão ser mantidas e somente os benefícios do acordo devem ser anulados.
Após pedido de rescisão, Fachin decretou a prisão de ambos, mas eles conseguiram liberdade provisória a partir de uma decisão da Justiça Federal em Brasília.

Conselho de Políticas de Promoção da Igualdade Racial é definido para 2019


A primeira reunião ordinária do ano 2019 do Conselho Estadual de Políticas de Promoção da Igualdade Racial (CONSEPPIR) aconteceu nesta quinta-feira (28), na Escola do Governo do RN. Na pauta da 9ª reunião do Conselho, o relatório de ações do ano de 2018 e o planejamento para 2019, além da eleição dos novos dirigentes. A presidência passa a ser ocupada por Juliane Ribeiro, representante da Associação das Mulheres de Axé (AMA) e, a vice, por Giselma Maria Sacramento da Rocha (Giselma Omilê), atual Coordenadora de Políticas de Promoção da Igualdade Racial (COEPPIR), vinculada a Secretaria de Estado de Justiça e Cidadania (SEJUC).

Durante os informes, as instituições da sociedade civil e do Poder Público presentes apresentaram as propostas de ações a serem realizadas durante o mês de março. Ao término da reunião, importantes deliberações foram tomadas como a inserção de alterações na lei que implementou o Conselho em 2007, para adequação ao reordenamento da administração pública em curso neste primeiro semestre de 2019.

O Conselho Estadual de Políticas de Promoção da Igualdade Racial (CONSEPPIR) se reúne toda última quinta-feira do mês.

Saiba mais

A Coordenadoria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial (COEPPIR) é parte integrante da Secretaria de Estado da Justiça e da Cidadania (SEJUC), e foi criada através da Lei Complementar Estadual nº 340, de 31 de janeiro de 2007.  Ordenada como a organização base do Poder Executivo para assuntos relacionados em ações institucionais, voltadas para planejar e executar políticas de promoção da igualdade racial e de proteção dos direitos de indivíduos e grupos étnicos atingidos pela discriminação e demais formas de intolerância, em consonância com a legislação federal e as diretrizes estabelecidas pelo Conselho Estadual de Políticas de Promoção da Igualdade Racial (CONSEPPIR).

O CONSEPPIR também é responsável por promover o desenvolvimento social, a erradicação do preconceito étnico-racial, resgatando e mantendo a cultura dos povos milenares, bem como: nos segmentos dos negros, ciganos, indígenas, quilombolas e povos de matriz africana de forma ampla e democrática.

A partir do reordenamento institucional proposto pelo governo Fátima Bezerra, a COEPPIR irá compor o quadro organizacional da nova Secretaria de Estado da Mulher, Juventude, Igualdade Racial e Direitos Humanos (SEMJIDH), cujo projeto de lei aguarda votação na Assembleia Legislativa do RN.

Sesap discute estratégias de Promoção à Saúde

A coordenação de Promoção à Saúde (CPS) da Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap) realizou, na manhã desta sexta-feira, 01, no auditório do edifício sede, um momento de “Despacho Conjunto” com técnicos, coordenadores e subcoordenadores. O secretário titular, Cipriano Maia, e o secretário adjunto, Petrônio Spinelli, participaram do encontro de alinhamento das diretrizes de gestão relacionadas a Coordenação de Promoção à Saúde (CPS). Foram abordados os indicadores da Atenção Primária no RN, além das principais demandas e projetos desenvolvidos pela CPS.
“É a gestão pensando em termos de qualificação e integração da atenção, junto com toda a equipe, de forma democrática e incentivando a participação de todos”, explicou Neuma Lúcia de Oliveira, coordenadora de promoção a saúde.
Para Cipriano Maia, uma atenção primária qualificada e resolutiva é fundamental para atender as necessidades da população. “Investir na qualificação da atenção primária, é uma forma estratégica para termos uma gerência adequada dos serviços”, disse.

Efetivo da Operação Carnaval 2019 embarca nesta sexta-feira


Na manhã desta sexta-feira (1º), a Polícia Militar do Estado do Rio Grande do Norte iniciou o embarque dos militares que reforçarão o policiamento ostensivo nos principais polos carnavalescos do Estado. Os policiais saíram do quartel da PM nesta sexta-feira e seguirão com a Operação Carnaval até a próxima quarta-feira (06) de cinzas.
Durante a apresentação, o Comandante Geral da PMRN, Coronel Alarico Coronel, acompanhado do Secretário de Segurança Pública, Coronel PM Francisco Araújo, orientou os militares a primarem pela justiça e zelando a lei, mantendo a paz e a ordem pública. Na ocasião, o Capelão Católico, Capitão PM Rocha, abençoou e proferiu palavras de estimulo aos policiais, que estarão distantes de suas famílias para garantir a tranquilidade da população.
As diárias operacionais dos militares que estarão reforçando o policiamento ostensivo nas cidades do interior do Estado, referentes aos cinco dias de trabalho extra, já estão depositadas. Além disso, eles também receberão vales alimentação.
O trabalho ostensivo será realizado em todo estado, com destaque para os municípios que costumeiramente atraem um maior público nesse período. Ao todo, serão 4.900 PMs de efetivo extra, sendo 2.478 do Comando de Policiamento Metropolitano (CPM), 1.752 do Comando de Policiamento do Interior (CPI) e 670 do Comando de Policiamento Rodoviário Estadual (CPRE).
O Policiamento acontecerá em todas as regiões do estado, havendo um reforço necessário nos principais polos carnavalescos. O CPI atenderá cidades como Apodi, Caicó, Areia Branca, Tibau, Macau, Assú, Touros, Barra de Maxaranguape, São Miguel do Gostoso, Pipa, Barra de Cunhaú e Baía Formosa. Já o CPM estará com foco principal no litoral sul (até Barreta) e Norte (até Muriú), e nos polos do Carnaval de Natal (Petrópolis, Ribeira, Rocas, Centro Histórico, Ponta Negra e Redinha).
O Governo do Estado investiu o valor de mais de R$ 3 milhões em diárias operacionais para o efetivo extra de todos os órgãos que compõem a Secretaria do Estado da Segurança Pública e da Defesa Social (SESED). Além do reforço do serviço extraordinário, as forças estaduais atuarão em parceria com Polícia Rodoviária Federal (PRF), Guarda Municipal e Secretaria de Mobilidade Urbana (STTU).







Serviço de Atividades Técnicas do CBMRN atuará em 38 municípios

O Serviço de Atividades Técnicas (SAT) contará com militares que atuarão nas ações de vistorias de carnaval de eventos temporários em 38 municípios do Rio Grande do Norte.
 
As ações de vistorias preventivas estão previstas nos municípios de Natal, São Miguel do Gostoso, Barra do Cunhaú, Maxaranguape, Lajes, Galinhos, São Paulo do Potengi, Pureza, Parnamirim, Canguaretama, Nizia Floresta, Tibau do Sul, Baia Formosa, e São Bento do Norte, Frutuoso Gomes, Areia Branca, Grossos, Governador Dix-Sept Rosado, Carnaubais, Assu, Itajá, Paraú, Almino Afonso, Apodi, Tibau, Pedro Avelino, Upanema, Alexandria, Baraúna, Caicó, Ouro Branco, Cerro Corá, São João do Sabugi, Timbaúba dos Batista, Jardim do Seridó, Currais Novos, Florânia, Jardim de Piranhas.

Hemonorte funciona em horário diferenciado neste carnaval

Se você não vai cair na folia e quer passar um carnaval praticando o amor, venha para o Hemonorte, venha doar sangue. A unidade funcionará em horário especial na folia de momo: Sábado, das 7 às 18h, segunda, das 7h às 12h e quarta-feira das 7h às 18h. No domingo e terça-feira o Hemocentro estará fechado.
No momento o estoque de bolsas de sangue está equilibrado, com média de 700 unidades prontas para uso. Mas alguns fatores do tipo negativo estão em baixa como o A, B, AB.
Podem doar as pessoas que tem entre 16 e 69 anos (menores de 18 anos de idade precisam de consentimento do responsável legal); ser saudável; pesar acima de 50 kg; ter dormido 6 horas na noite anterior; evitar alimentos gordurosos antes da doação, não ter ingerido bebidas alcoólicas nas 12 horas anteriores e apresentar um documento oficial com foto.

Polícia Civil prende em Mossoró suspeitos de homicídios e latrocício

 Policiais Civis da 2ª Delegacia Regional de Polícia Civil, com apoio da Divisão de Homicídios e de Proteção à Pessoa (DHPP), da Divisão de Polícia do Oeste (DIVIPOE), 2ª Delegacia de Polícia de Mossoró e Força Nacional, prenderam, nesta quinta-feira (28), Manoel Agostinho Bezerra e Ericles da Silva Sousa, em razão da existência de Mandado de Prisão Preventiva em desfavor deles, expedidos pelo Juízo de Catolé do Rocha-PB, por figurarem como suspeitos da prática de crimes de homicídio e latrocínio, ocorridos nos anos de 2017 e 2018. Na ocasião da prisão, foram apreendidos um revólver calibre 38 com 6 munições intactas, 30 munições calibre .380 intactas e dois celulares.

         A partir das duas prisões realizadas em Mossoró, a Polícia Civil da Paraíba conseguiu apreender, na cidade de Catolé do Rocha, armas de fogo e munições encontradas na residência da pessoa identificada como “Marcelo”, suspeito de envolvimento nos crimes praticados pela dupla.

         Manoel Agostinho Bezerra e Ericles da Silva Sousa serão encaminhados ao Estado da Paraíba, onde permanecerão à disposição da Justiça.

quinta-feira, 28 de fevereiro de 2019

Homem é preso suspeito de matar o pai e enterrar o corpo, em Sousa, no Sertão da Paraíba


Um homem de 45 anos foi preso, suspeito de matar o próprio pai, um idoso de 78 anos, e enterrar o corpo em um barreiro, na zona rural do município de Sousa, no Sertão da Paraíba. De acordo com a Polícia Civil, a prisão aconteceu na tarde desta terça-feira (26), após os policiais terem recebido uma denúncia anônima, informando o desaparecimento da vítima.

Conforme o delegado Carlos Seabra, que investiga o caso, em depoimento à polícia, o filho informou que havia se desentendido com o pai, no último dia 6, e agredido-o em meio a uma discussão.

No entanto, ainda em depoimento, o suspeito alegou que após a discussão teria ficado “tudo bem” com o pai, mas que na madrugada do último dia 10, ao ter acordado para beber água, o encontrou morto.

“Essa é a versão que ele apresenta, dizendo que ficou com medo de que a polícia achasse que ele teria matado o pai e que por isso o enterrou, na noite do dia último dia 11, em um terreno vizinho ao local onde eles moravam. Mas, antes disso, quando fomos informado do desaparecimento e o procuramos, ele havia dito que o pai estaria na casa de parentes, na cidade de Sousa. Só que quando nós fomos investigar, as pessoas da casa que ele havia dito que o pai estaria sequer conheciam ele e o pai dele”, detalhou o delegado.

Os policiais retornaram ao local onde pai e filho moravam e prenderam o suspeito, que informou o local onde teria enterrado o corpo.

Após buscas das equipes da Polícia Civil e do Corpo de Bombeiros, o corpo da vítima, identificada como Francisco Honório de Queiroga, foi encontrado em um barreiro, distante cerca de 500 metros do local onde ela morava.

O filho, Marcos Antônio Queiroga de Assis, foi levado para a Colônia Penal Agrícola, em Sousa, onde deve responder por homicídio qualificado e ocultação de cadáver.


Por G1/PB

Desenvolvimento do RN norteou posse na Jucern


Importante órgão de fomento à economia do Rio Grande do Norte, a Junta Comercial do Estado do Rio Grande do Norte (Jucern) teve nova administração empossada na manhã desta quarta-feira (27). O advogado e ex-deputado Carlos Augusto Maia é o novo presidente, empossado pelo vice-governador do Estado, Antenor Roberto, que representou a governadora Fátima Bezerra, no auditório da Jucern.
Na ocasião, Antenor afirmou a necessidade de buscar parcerias visando o crescimento do Estado. “Precisamos discutir, não só as dificuldades fiscais, mas o desenvolvimento e a busca de alternativas para que o nosso povo, nessa crise, possa lograr também postos de emprego. Daí o relacionamento que a governadora está buscando junto ao setor empresarial, no qual a Jucern tem esse papel de dinamizar a nossa economia”, enfatizou.
Em seu pronunciamento, Carlos Augusto Maia destacou o papel estratégico do órgão: “Sonhamos com uma Junta que seja responsável por fomentar a economia, que seja uma indutora do desenvolvimento do Estado. Assim, buscarei junto com Daltro, diretoria e demais vogais fazer uma administração de muita responsabilidade, visibilidade e moralidade assim como está previsto na nossa constituição”, ressaltou. Ele disse ainda que pretende realizar um resgate da memória do comércio, em parcerias com outras instituições para fazer o Museu do Comércio do Rio Grande Norte.
Foram empossados, ainda, Daltro Freire de Paiva (vice-presidente) e mais três coordenadores: Éden Lopes (administrativo), Geniza Sarmento (registro de comércio) e José Ednarto Rego (finanças). Também tomaram posse 11 Vogais que representam de várias entidades do setor produtivo comercial: Conselho de Contabilidade do RN (CRC/RN); Ordem dos Advogados do Brasil (OAB/RN); Organização dos Sindicatos das Cooperativas do RN (OCE/RN); Associação Comercial e Empresarial do RN (ACRN); Federação das Indústrias do RN (FIERN); e Federação do Comércio de Bens, Serviços, Turismo do Estado do RN (Fecomercio).
Sobre a Jucern
Autarquia estadual, a Junta Comercial do Estado do Rio Grande do Norte foi fundada há mais de cem anos, em 1899. Resumidamente, sua finalidade é a execução e administração, no âmbito estadual, dos serviços de registro público de empresas, incentivando a regularização e à abertura de novos estabelecimentos. Nos últimos anos, o processo de abertura de uma empresa caiu de 200 dias para 24 horas no RN, quando a Jucern inaugurou o Escritório do Empreendedor que reúne em um único espaço todos os serviços necessários à abertura de uma empresa. A ação tem contribuído diretamente para a geração de empregos formais.

Polícia Militar conclui o Plano de Operações do Carnaval 2019


A apresentação do “Plano de Operações do Carnaval 2019” de todos os órgãos de Segurança Pública do Estado à imprensa acontecerá às 10h da manhã desta quinta-feira (28), no Gabinete de gestão Integrada (GGI) da Secretária de Segurança Pública e da Defesa Social (SESED), localizado na Escola de Governo.
A Polícia Militar do Rio Grande do Norte concluiu o planejamento na manhã desta quarta-feira (27). Na ocasião, oficiais do Comando do Policiamento do Interior (CPI), do Comando de Policiamento Metropolitano (CPM) e do Comando de Polícia Rodoviária Estadual (CPRE) se reuniram com o Subcomandante e Chefe do Estado Maior da PMRN, Coronel Zacarias Mendonça, e o Chefe da 3ª Seção do Estado Maior Geral da PMRN, Tenente Coronel Correia Lima, no Quartel do Comando Geral da PM.
O Policiamento acontecerá em todas as regiões do estado, havendo um reforço necessário nos principais polos carnavalescos. O CPI atenderá cidades como Apodi, Caicó, Areia Branca, Tibau, Macau, Assú, Touros, Barra de Maxaranguape, São Miguel do Gostoso, Pipa, Barra de Cunhaú e Baía Formosa. Já o CPM estará com foco principal no litoral sul (até Barreta) e Norte (até Muriú), e nos polos do Carnaval de Natal (Petrópolis, Ribeira, Rocas, Centro Histórico, Ponta Negra e Redinha).
Os policiais sairão do quartel da PM nesta sexta-feira (1º) e seguirão com a Operação Carnaval até a próxima quarta-feira (06) de cinzas. A PM fará barreiras no intuito de coibir furto de veículos, posse de armas de fogo e drogas, para garantir a tranquilidade da população.

quarta-feira, 27 de fevereiro de 2019

Semarh garante recursos para incluir Barragem Nova Dinamarca no Projeto Seridó


O Governo do RN tem se empenhado no planejamento de gestão de recursos hídricos e na busca de apoio para dotar o Estado de obras estruturantes nessa área. Para avançar nesse sentido, uma importante conquista foi anunciada durante reunião, na última sexta-feira (22), em Brasília, entre o Secretário de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos, João Maria Cavalcanti, o Diretor de Gestão da Agência Nacional de Águas (ANA), Ricardo Andrade, e o Presidente do Instituto de Gestão do RN (Igarn), Francisco Caramuru.

“Conseguimos a aprovação da ANA para utilizar o saldo do convênio do Projeto Seridó, na elaboração de um estudo sobre a viabilidade da Barragem Nova Dinamarca” comemora o Secretário.

João Maria explica que durante as audiências públicas realizadas para discutir o andamento do Projeto Seridó duas propostas foram consideradas pertinentes e coincidentes ao objeto do convênio, uma delas foi esse estudo estimado em R$ 619 mil.

O Estudo vai analisar a possibilidade de implantação de um reservatório maior, no sítio onde atualmente se encontra a Barragem Dinamarca, atualmente com capacidade para armazenar 2,5 milhões de m³. Ele está situado em um boqueirão do rio Espinharas, afluente do rio Piranhas-Açu, nas proximidades da cidade de Serra Negra do Norte.

Segundo Paulo Varela, presidente do CBH Piancó-Piranhas-Açu, o local é estratégico, pois se encontra num ponto de cota mais alto em relação aos outros açudes do Seridó. “A água, a partir de lá, pode se deslocar a vários pontos da região, por gravidade, tornando muito mais fácil e barato um possível bombeamento” explica Paulo, que também participou da reunião.

A outra proposta levantada nas discussões sobre o Projeto Seridó e que também será realizada com parte do saldo do convênio, é a elaboração do projeto operacional do sistema de obras hídricas de reservação e distribuição de água no Seridó Potiguar, calculado em R$ 671,5 mil.

Esse projeto consiste na implantação de um sistema operacional todo automatizado, que, após a implantação e interligação dos sistemas adutores, vai uma analisar o nível de águas reservadas e sugerir como ela deverá ser usada de forma mais eficaz e racional.  “Será mais uma ferramenta de suporte às decisões relacionadas à gestão dos recursos hídricos da região” frisa o secretário.

Durante o encontro também foi discutida a continuidade dos convênios realizados entre os órgãos, como a Atualização do Plano Estadual de RH, Programa Nacional de Fortalecimento dos Comitês de Bacias Hidrográficas (Procomitês), Projeto Seridó e o Pacto Nacional pela Gestão das Águas (Progestão), em andamento pelo Igarn.

PM prende homem com arma e carro clonado em São Gonçalo do Amarante/RN


Nesta terça-feira (26), policiais militares da Ronda Ostensiva com Apoio de Motocicletas (ROCAM) prenderam um indivíduo com arma de fogo e veículo roubado no bairro Jardins, município de São Gonçalo do Amarante/RN.

Por volta das 18h, em patrulhamento na rua Dom Pedro I, conjunto Plaza Garden, os policiais efetuaram a prisão de José Wellington de Medeiros, 46 anos. O infrator estava de posse de um revólver calibre 38 municiado, além de um veículo tipo Chevrolet/Celta, cor branca, com registro de roubo e placa clonada.

O suspeito desobedeceu a ordem de parada da equipe policial havendo acompanhamento e confronto armado, resultando na captura do infrator no local.

Equipe Gestora da SEEC participa de reunião sobre projetos do Governo Cidadão


Ontem (26) o secretário de Educação Getúlio Marques participou, junto com o titular de Gestão de Projetos, Fernando Mineiro e a Gerente Executiva, Ana Guedes, da discussão dos investimentos, na área da Educação, do Projeto Governo Cidadão, que conta com recursos do acordo de empréstimo com o Banco Mundial. Para essa discussão, os secretários receberam a consultora sênior e gerente do projeto junto ao Banco Mundial, Fátima Amazonas.

O secretário Getúlio Marques, acompanhando de sua equipe técnica, analisou as 40 reformas e as seis construções de escolas, bem como as aquisições de equipamentos e mobiliários necessários a cada uma delas. “As obras da Educação, que estão sendo realizadas pelo Governo Cidadão, seguem dentro do cronograma e estão bem avaliadas. Vamos ampliar a atuação do projeto na SEEC com uma ação, em desenvolvimento, que vai contribuir no enfretamento da violência nas escolas”, avaliou Getúlio. Essa ação integrar o Plano Estadual de Segurança que o Estado pretende implantar em breve.

Além da Educação, durante visita da consultora sênior, foram discutidas ações nas áreas da Saúde e Segurança. “Nos debruçamos hoje sobre três áreas estratégicas para o Governo, conversamos com os titulares das pastas e suas equipes técnicas para junto chegarmos às adequações que teremos que fazer nos projetos de cada uma. Realizamos videoconferências com especialistas e consultores do Banco Mundial, que nos ajudaram a começar a desenhar esses ajustes que serão realizados”, disse Mineiro, reforçando o que foi abordado na noite passada em reunião com a governadora Fátima Bezerra, de que o plano de aplicação do projeto tem 14 milhões de dólares de déficit e a diferença precisa ser compatibilizada, com readequação de ações e projetos que estavam previstos.

Para Fátima Amazonas, as reuniões tiveram saldo positivo. “A equipe do projeto conseguiu apresentar uma fotografia muito detalhada de todas as ações em curso e isso nos dá respaldo e transparência para tomarmos decisões racionais e embasadas na hora de fazer os ajustes. Neste aspecto iremos considerar a finalização das obras e operacionalização das mesmas. Outra decisão importante foi o apoio do Banco ao Plano Estadual de Segurança, que propiciará ao Estado impulso maior na captação de recursos federais para esta área”, concluiu. Durante as videoconferências, participaram os especialistas Esaú Pontes (Saúde) e André Loureiro (Educação) e a consultora em Segurança, Flávia Carbonari.

Sesap quer democratizar ações de Educação Permanente no SUS

A Coordenadoria de Recursos Humanos (CRH) da Sesap promove, nesta quarta-feira, 27, o I Fórum Estadual de Educação Permanente em Saúde, com o tema: “Estado e Democracia: a educação permanente como direito de todos”. O evento acontece das 8h30 às 16h30, no auditório da UnP da Floriano Peixoto, em Natal. Foram convidados os gerentes das Regionais de Saúde, o Núcleos de Educação Permanente das unidades de saúde e as coordenações dos programas desenvolvidos no nível central da Sesap.

A coordenadora de Recursos Humanos, Elenimar Costa, explicou que a proposta é discutir um alinhamento da gestão em relação ao tema. “Temos práticas educativas fragmentadas e sem muito impacto nas unidades, por isso queremos mudar essa realidade, promover a democratização da educação permanente e a articulação entre ensino e serviço no SUS”.

Para ela, o desafio é repensar a política de educação permanente, de modo a se alcançar um impacto direto nas unidades. “Precisamos questionar as velhas práticas e propor formas de agir de modo que ações cheguem nos serviços e tenham impacto na gestão do cuidado”, afirmou Elenimar durante a abertura do Fórum.

Durante a abertura, o secretário adjunto da Sesap, Petrônio Spinelli, destacou a importância da educação permanente na gestão da saúde pública. “Para além de melhorar os hospitais, precisamos fazer as pessoas cresceram, desenvolverem suas capacidades, e apostar no seu potencial multiplicador do conhecimento”. A abertura contou com a participação do ator, poeta e educador popular Rodrigo Bico.

Programação

As discussões foram iniciadas com a exposição dialogada sobre Educação Permanente em Saúde, conduzida pela pedagoga da Sesap, Fernanda Faustino. Entre os pontos da programação estão a “Gestão da Educação no âmbito da regionalização” e “A importância da integração ensino e serviço”, entre outros.

terça-feira, 26 de fevereiro de 2019

Transporte Escolar receberá investimento de R$ 39 milhões em 2019

Em 2019, o Governo do Estado, por meio da Secretaria de Educação, vai investir em torno de R$ 39 milhões no Programa Estadual de Transporte Escolar (Petern). O repasse aos municípios aderidos ao Programa foi reajustado em 10% no valor de cada aluno transportado, alterando de R$ 3,00, para R$ 3,30.
Dos 167 munícipios do estado, 159 municípios já aderiram ao programa neste ano.

O acompanhamento e fiscalização dos serviços de Transporte Escolar prestados aos estudantes, ocorre através da Comissão Permanente de Acompanhamento e Fiscalização do Transporte Escolar -  CPATE, em articulação com as Diretorias Regionais de Educação. 

"Os gestores municipais que ainda não aderiram, mas têm interesse no Petern, podem procurar a Coordenação dos Órgãos Regionais de Educação  - CORE - PETERN, na sede da SEEC, para formalizarem a adesão", informou a presidente da Comissão Sônia Ferreira Negri.

Frota e manutenção

A frota também foi beneficiada com o investimento. Quatro novos ônibus foram adquiridos, totalizando 276 veículos. De acordo com dados do Censo 2018, esses ônibus realizam o transporte de 57.218 mil estudantes das comunidades da zona rural e urbana dos municípios do RN, pertencentes as escolas estaduais e municipais.
Por ocasião do repasse periódico desse recurso, fica a cargo das prefeituras a execução do serviço de transporte de alunos bem como a manutenção e revisão dos ônibus que rodam em seu território.

Comissão de Gestão Democrática debate sobre escola estadual indígena do RN


A Comissão Estadual Central de Gestão Democrática reuniu-se em sessão ordinária, na tarde desta segunda-feira (25), na sala de reuniões da SEEC, em Natal, para eleger nova presidência do colegiado e debater sobre a organização da primeira escola estadual indígena do RN, localizada na comunidade do Amarelão, em João Câmara.

Por aclamação, a secretária adjunta de Educação, professora Márcia Gurgel, foi eleita presidente da comissão. “É importante contarmos com a atuação da comissão no fortalecimento da gestão democrática, pois a conquista da eleição dos gestores é uma vitória de toda a comunidade escolar”, frisou Márcia Gurgel. 

A nova presidente conduziu o encontro, que debateu a gestão e organização da primeira escola estadual indígena do RN, localizada no município de João Câmara. Com a presença de lideranças da comunidade do Amarelão, foram debatidos os caminhos para a adoção da gestão democrática na unidade de ensino que será aberta em breve, levando em consideração as especificidades da educação escolar indígena. 

As reuniões da comissão serão realizadas duas vezes por mês, a cada 15 dias, às quintas-feiras a tarde. 

Saiba Mais

A Comissão é responsável por acompanhar as escolas e deliberar quais ações serão tomadas para a garantia do processo democrático na escolha e atividades dos gestores. Ela é composta por membros da SEEC, da Associação Potiguar dos Estudantes Secundaristas, da União Metropolitana de Estudantes Secundaristas, da Associação Nacional de Política e Administração da Educação – Seção RN, dos sindicatos dos Trabalhadores em Educação Pública do RN e dos Trabalhadores do Serviço Público da Administração Direta do Estado do RN. 

Polícia Militar apreende suspeito de tráfico de drogas em Felipe Camarão

Na noite desta segunda-feira(25), a Polícia Militar, através da Força Tática do 9º BPM, apreendeu um adolescente suspeito de tráfico de drogas no bairro Felipe Camarão, zona Oeste de Natal.

Por volta das 19h, a viatura estava em patrulhamento na Rua do Fio, quando abordou o adolescente J.V.S.,17 anos, e encontrou em sua posse aproximadamente 25g de Maconha, 01 balança de precisão e 01 aparelho de telefone celular onde existiam mensagens de textos que caracterizavam negociação das drogas.

A viatura fez a condução do suspeito, e de todo material apreendido, à Central de Flagrantes da Polícia Civil para realização dos procedimentos cabíveis.

Em Brasília titular da Semarh reforça pleitos para importantes obras hídricas

Durante reunião com o secretário de Segurança Hídrica do Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR), Marcelo Borges, na manhã da última sexta-feira (22), em Brasília, O Secretário de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos, João Maria Cavalcanti, discutiu a viabilização de recursos para a execução e o andamento de importantes obras hídricas para o Rio Grande do Norte. O Diretor de Gestão da Agência Nacional de Águas (ANA), Ricardo Andrade, também estava no encontro, junto com o Presidente do Instituto de Gestão do RN (Igarn), Francisco Caramuru, e o Presidente do Comitê da Bacia Hidrográfica do rio Piancó-Piranhas-Açu, Paulo Varela.

Na ocasião, João Maria reforçou os pleitos da Governadora Fátima Bezerra e solicitou recursos para a execução do Projeto Seridó, que prevê a implantação de adutoras e suas interligações, a partir da Barragem de Oiticica, após sua conclusão, e da Barragem Armando Ribeiro Gonçalves, bem como para recuperação da Barragem de Passagem das Traíras.
O resultado da reunião foi excelente, Marcelo e toda equipe do MDR se mostraram empenhados em ajudar o RN. Ele se comprometeu em viabilizar recursos para a recuperação da Barragem de Passagem das Traíras, de acordo com o que for apontado nos estudos que estão em andamento”, destaca João Maria, acrescentando: “Sobre o Projeto Seridó, o Secretário Nacional ressaltou que sua importância está prevista dentro do Plano nacional de Segurança Hídrica e que o Governo Federal vai incluir no Plano Plurianual de 2020 as verbas necessárias para a execução das obras previstas”.
Outra resposta positiva e importante para o Estado foi em relação ao fluxo financeiro para as obras da Barragem de Oiticica. De acordo com João Maria, o MDR garantiu que os repasses serão liberados de acordo com a apresentação das medições e não haverá atraso na liberação dos recursos.

Barragem de Oiticica

As obras da parede da barragem já se encontram com um percentual de execução de 70% e da Nova Barra de Santana, construída para abrigar os moradores do distrito que será alagado pela construção do reservatório, atualmente com percentual de execução de 55%. O novo cemitério está praticamente concluído, aguardando trâmites burocráticos e ambientais para o início da remoção dos restos mortais.

Projeto Seridó

Fruto de um convênio entre o Governo do Estado e a Agência Nacional de Águas (ANA), o projeto executivo do Sistema Seridó está em fase conclusão com investimentos de R$ 5,5 milhões. Além dos projetos básicos de adutoras, ele também está projetando suas interligações, a partir da Barragem de Oiticica, após sua conclusão, e da Barragem Armando Ribeiro Gonçalves. O custo estimado para a execução da obra é de R$ 150 milhões. As alternativas dos traçados das adutoras que estão sendo projetadas foram discutidas com toda sociedade da região, através de audiências públicas. Como resultado da alternativa escolhida, está prevista a implantação de dois eixos adutores para a região, dividida entre Seridó 

Norte e Seridó Sul. Para o Seridó Norte, a captação ocorrerá na barragem Armando Ribeiro Gonçalves (Captação Jucurutu) e a adução seguirá para os municípios de Jucurutu, Florânia, São Vicente, Currais Novos, Acari e Serra de Santana. Para o Seridó Sul, o sistema é composto por vários trechos dispostos no território, cada um exercendo uma função específica no contexto da solução conjunta. O Projeto Seridó também considera o aporte de água a partir do Sistema Operacional do Projeto de Integração do São Francisco (PISF), na Bacia do rio Piranhas.

Recuperação de Passagem das Traíras

O Governo do Estado, através da Semarh, contratou um estudo que vai traçar um panorama e mostrar a real situação em que se encontra a barragem. Será realizada uma sondagem do reservatório para indicar onde será necessário que ocorra alguma intervenção. A Contratação também prevê a elaboração do projeto de recuperação da barragem, previsto pra ser concluído em Maio.

Parabéns Dona Maria Coeli Gomes, por seu aniversário hoje.


Carlson Gomes, publicou em seu facebook, uma linda mensagem de parabéns a sua mãe MARIA COELI GOMES, por seu aniversário hoje, veja a publicação...Nesse dia tão especial, te desejar tudo de melhor nessa vida ainda é pouco! Quero que a felicidade esteja sempre presente e que a determinação nunca lhe falte Maria Coeli Gomes.
Feliz Aniversário!

Governo discute agricultura familiar com a Fetarn


O fortalecimento da agricultura familiar foi reforçado pela governadora Fátima Bezerra na tarde desta segunda-feira (25), quando ela recebeu a síntese “Plataforma da Agricultura familiar: Por um Rio Grande do Norte com Desenvolvimento Sustentável e Solidário”. O documento, entregue pela Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Estado do Rio Grande do Norte (Fetarn) à governadora quando ainda era candidata, reúne desta vez as principais reivindicações do setor ao Governo do Estado.
Entre as pautas solicitadas está o Programa Garantia Safra, ações de construções de tecnologias alternativas, qualificação profissional técnica, solicitação de barragens, a Central de Comercialização da Agricultura Familiar, a Marcha das Margaridas e o projeto de reforma da previdência.
“É enorme a minha alegria em atender uma das principais reivindicações de vocês durante a campanha que foi a criação da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Rural e Agricultura Familiar (Sedraf). Esta é uma estrutura que criamos para dizer que a agricultura familiar é prioridade para nossa gestão, é a partir dela que as ações e políticas desse segmento avançarão”, disse a governadora durante a reunião que contou com a participação do vice-governador, Antenor Roberto, dos deputados Francisco do PT, Isolda Dantas, Souza Neto e George Soares, secretários estaduais, representantes sindicais e militâncias locais.
O titular da Sedraf, Alexandre Lima, destacou que a síntese apresentada dialoga com as discussões do governo. “Muitas pautas extrapolam as ações da secretaria, mas como a governadora vem propondo desde o início iremos integrar as ações pensando no governo como um todo.” Ele também destacou o fato de a Emater estar ligada à secretaria. “A Sedraf não veio para qualquer coisa, veio para ser protagonista neste governo e buscaremos sempre manter o diálogo com os movimentos.”
Para o presidente da Fetarn, Manoel Cândido, a audiência propôs rediscutir as temáticas da Plataforma. “Fizemos um resumo e tiramos alguns pontos que tratamos como imediatos, urgentes. Saímos satisfeitos com a sensibilidade da Governadora com as questões e os encaminhamentos dados com a Sedraf”, afirmou.

Fátima discute readequação do Governo Cidadão para dar continuidade às obras


A governadora Fátima Bezerra e representantes das secretarias que integram o programa Governo Cidadão se reuniram nesta segunda-feira (25) com a gerente de projetos do Banco Mundial, Fátima Amazonas, e discutiram as adequações necessárias no âmbito do projeto para a continuidade das obras em curso no Rio Grande do Norte. O secretário extraordinário de relações institucionais, Fernando Mineiro, disse que os ajustes são necessários para adequar os recursos disponíveis e também em virtude da prorrogação do projeto.
“O Banco Mundial vem realizando um excelente trabalho e tem sido um grande parceiro do Rio Grande do Norte”, declarou Fátima.  Em novembro do ano passado, a governadora recém-eleita conseguiu prorrogar a validade do projeto por mais 22 meses, o que possibilitará ao Rio Grande do Norte, apresentar um novo cronograma de ações.
Em abril, uma comissão técnica do Banco Mundial virá ao RN para acompanhar o andamento das obras. “Atendendo ao convite da governadora, vamos trabalhar aqui inicialmente, por dois dias, com o objetivo de fazer uma reavaliação do plano de investimento, tendo em vista a reestruturação que será apresentada e submetida até o dia 31 de maio. Vamos discutir também com relação ao apoio do Banco Mundial para o diagnóstico fiscal”, disse Fátima Amazonas.
Segundo Fernando Mineiro, o financiamento disponível pelo banco previa recursos da ordem de 360 milhões de dólares, no entanto, a gestão anterior deu andamento a obras, cujo orçamento totalizava 374 milhões de dólares. “Com isso, temos um déficit de 14 milhões de dólares”, declarou o secretário.  
Os 360 milhões de dólares serão aplicados em projetos como reforma e equipamentos para o Hospital da Mulher em Mossoró, reforma de 40 escolas, construção de 7 estradas, cujas obras estão em andamento, além de projetos nas áreas de abastecimento de água, economia solidária, dentre outros.
Além a governadora Fátima Bezerra participaram da reunião com a representante do Banco Mundial os secretários Fernando Mineiro (Gestão de Projetos e Metas de Governo e Relações Institucionais), Cipriano Vasconcelos (Saúde), Getúlio Marques (Educação), Cel. Araújo (Segurança), Íris Oliveira (Trabalho e Ação Social), Virgínia Ferreira (Administração e Recursos Humanos), Guilherme Saldanha (Agricultura e Pesca), Aldemir Freire (Planejamento), Carlos Eduardo (Tributação), Ana Maria da Costa (Turismo), Arméli Brennand (Mulheres e Juventude), Alexandre Oliveira (Assuntos Fundiários e Apoio à Reforma Agrária), Gustavo Rosado (Infraestrutura), Pedro Lima (Adjunto do Desenvolvimento Econômico) e o presidente da Fundação José Augusto, Crispiniano Neto, o líder do Governo, deputado George Soares e o senador Jean Paul Prates.

segunda-feira, 25 de fevereiro de 2019

Campanha de vacinação contra Febre Aftosa no RN começa hoje


A partir de hoje (dia 1º), os pecuaristas de todo o Rio Grande do Norte já podem começar a vacinar seus rebanhos. O objetivo é imunizar cerca de 97% dos bovinos e bubalinos do estado. A vacinação visa manter o rebanho potiguar livre da febre aftosa, mantendo o RN livre da doença.

A primeira etapa consiste em vacinar os animais de todas as idades. O produtor cadastrado junto ao Instituto de Defesa e Inspeção Agropecuária (Idiarn) deve adquirir a vacina em uma das lojas autorizadas a comercialização e vacinar seus animais.

Os rebanhos devem ser declarados em qualquer escritório do IDIARN, na EMATER ou nas Secretarias Municipais de Agricultura. A declaração dos rebanhos segue até o dia 15 de junho em todo Rio Grande do Norte.

A vacinação e também a declaração dos rebanhos é de extrema importância, podendo gerar multas, além da impossibilidade de movimentação dos animais por parte dos produtores. O acesso a linhas de crédito rurais e benefícios de órgãos estaduais e federais também ficam retidos.

14ª Caprifeira de Afonso Bezerra movimenta interior do Rio Grande do Norte


A tradicional Caprifeira de Afonso Bezerra chegou a sua 14º Edição, e foi realizada no Centro Rural Francisco Mateus da Costa. O IDIARN participou do evento que teve a abertura oficial na sexta (20), e seguiu até o domingo (22). Com uma programação diversificada, a 14º Caprifeira de Afonso Bezerra contou com torneios leiteiros, palestras, estandes, concurso gastronômico, artesanato, festival de quadrilhas estilizadas e apresentações culturais.
A equipe do IDIARN esteve presente na Caprifeira, realizando a recepção dos animais, que esse ano somou mais de 300, e conferindo os exames e atestados de vacinação. "Além disso, nossa equipe técnica realizou todo o trabalho educativo de orientação aos produtores e criadores com distribuição de panfletos e folders orientativos para a população", afirmou o diretor geral do IDIARN, Camillo Collier.
A Feira já se consolidou no calendário de eventos do Rio Grande do Norte e faz parte do Circuito Estadual de Exposições Agropecuárias, além de movimentar o setor agropecuário do estado e a economia da cidade de Afonso Bezerra e cidades vizinhas.

Detran realiza vistoria nos ônibus de transporte escolar de seis municípios


O Departamento Estadual de Trânsito (Detran) continua com o trabalho de vistoria nos ônibus utilizados para transportar estudantes pelas prefeituras do interior do Estado. Os transportes vistoriados no sábado (23) foram os das cidades de Canguaretama, Baía Formosa, Vila Flor, Tibau do Sul, Espírito Santo e Pedro Velho, situadas no litoral Sul do Estado. No total, foram vistoriados 35 ônibus cadastrados pelos municípios.

O trabalho tem o objetivo de zelar pela segurança dos estudantes que utilizam regularmente o transporte no trajeto de ida e volta à escola. A ação consiste em notificar as prefeituras para que envie para o procedimento de vistoria todos os ônibus cadastrados pelo munícipio a realizar o transporte de estudantes. Nesse sentido, as equipes de vistoriadores veiculares do Detran analisam os itens de segurança e demais especificações determinadas pela legislação.

A medida faz parte do Acordo de Cooperação Técnica firmado entre o Detran e o Ministério Público Estadual (MPE) que tem como objetivo fiscalizar a frota de ônibus estudantis que transportam alunos das escolas públicas de todo o Rio Grande do Norte. Os resultados das fiscalizações são encaminhados através de relatório ao Ministério Público Estadual (MPRN) para que, se preciso for, sejam tomadas as devidas providências legais. As vistorias iniciam às 8h e sempre aos sábados.

O Código de Trânsito Brasileiro (CTB) determina que o transporte escolar só deve trafegar se for registrado como veículo de passageiros, com inspeção semestral dos equipamentos de segurança, com pintura de faixa horizontal na cor amarela com o dístico “ESCOLAR”, em preto. Também é exigido equipamento registrador instantâneo inalterável de velocidade e tempo; com lanternas de luz branca, fosca ou amarela dispostas nas extremidades da parte superior dianteira e lanternas de luz vermelha dispostas na extremidade superior da parte traseira. O veículo tem que possuir cintos de segurança em número igual à lotação, além de outros requisitos e equipamentos obrigatórios estabelecidos pelo Conselho Nacional de Trânsito (Contran).

Nessas ações o Detran inspeciona todos os itens de segurança do veículo desde os pneus até cinto de segurança, como também é avaliada a documentação do condutor, que deve ter idade superior a vinte e um anos, portar carteira de habilitação na categoria D ou E, não ter cometido nenhuma infração grave ou gravíssima ou ser reincidente em infrações médias durante os doze últimos meses, além de ser aprovado em curso especializado.

INSCRIÇÕES PARA BOLSAS DE PÓS-GRADUAÇÃO NA ESPANHA E NO REINO UNIDO OFERECIDAS PELA NEONERGIA VÃO ATÉ 29 DE MARÇO


A Neoenergia, controladora da Cosern, está com o Programa de Bolsas para cursos de pós-graduação latu sensu nas áreas de Energia, Meio Ambiente e Tecnologia da Informação e da Comunicação em universidades na Espanha e no Reino Unido aberto. A seleção é dirigida a alunos brasileiros ou residentes no Brasil, com título de graduação ou com graduação prevista até junho de 2019 e as inscrições se encerrarão às 11h (horário de Brasília) do dia 29 de março.
Os alunos selecionados poderão estudar em algumas das mais conceituadas universidades da Europa no ano acadêmico 2019-2020. Fazem parte da lista de instituições do Programa de Bolsas da Neoenergia, entre outras: Universidad Politécnica de Madrid; Universidad Politécnica de Valencia; Universidad de Zaragoza; Imperial College of London; University of Cambridge; University of Glasgow; University of Liverpool.
As bolsas contemplam as seguintes áreas de conhecimento: Energias Renováveis; Sistema Energético Sustentável; Meio Ambiente; Tecnologias limpas de carvão e Gestão de Emissões; Eficiência Energética; Armazenamento de Energia; Veículo Elétrico; Redes de Distribuição Inteligentes; Tecnologia da Informação e da Comunicação; Tratamento de Dados (Big Data) e Cibersegurança.
No processo de seleção, a Neoenergia analisará a documentação enviada, o histórico acadêmico, o currículo, o nível de Inglês e o interesse no projeto de estudos, entre outros itens. Para os candidatos admitidos, a empresa custeará o valor total do curso e uma bolsa auxílio mensal, de 1.580 euros para os bolsistas do Reino Unido, e de 900 euros para os bolsistas da Espanha, destinados a custos com moradia, transporte e materiais. As bolsas têm duração de doze meses, de acordo com o país escolhido pelo candidato.
Os interessados podem consultar todas as regras nos editais do Programa de Bolsas e preencher o formulário de inscrição online, disponíveis em:https://www.iberdrola.com/pessoas-talento/bolsas-internacionais-mestrado-iberdrola
Por meio dessa iniciativa, a Neoenergia pretende promover a excelência na formação de jovens talentos, interessados em se aprofundar em temas como energias renováveis, proteção do meio ambiente e na eficiência do sistema energético, e trabalhar em empresas do grupo no Brasil.

Polícia Militar prende quadrilha com armas e drogas em Macaíba/RN


Na tarde deste domingo (23), policiais militares da Ronda Ostensiva com Apoio de Motocicletas (ROCAM) prenderam uma quadrilha com armas e material entorpecente no Centro da cidade de Macaíba/RN.
Por volta das 17h, em patrulhamento na travessa Elói de Souza, na localidade conhecida como Baixa, os policiais efetuaram a prisão de Iranilson Gabriel da Silva, 28 anos, Gilberto da Silva, 21 anos, Pedro Henrique Tavares Pereira, 23 anos, José Eriberto de Souza Santos, 36 anos, e um adolescente de 16 anos. Os infratores estavam de posse de uma pistola calibre 40 municiada, um rifle calibre 44, 01 colete balístico sem número de série, 29 porções pequenas e 01 porção grande de cocaína, 01 porção pequena de crack, aparelhos celulares e R$ 108,25 em dinheiro fracionado.

Perícia do Itep-RN terá auxílio de tecnologia para mapear locais de crime


Em mais uma ação que alia tecnologia à perícia criminal e as estatísticas da segurança pública no Rio Grande do Norte, o Instituto Técnico-Científico de Perícia (Itep-RN) recebeu, por meio de parceria com a Coordenadoria de Informações Estatísticas e Análises Criminais (COINE), da Secretaria de Estado da Segurança Pública e Defesa Social (Sesed), tablets que serão utilizados pelos peritos criminais e agentes técnicos forenses para gerar informações em tempo real de georreferenciamento de locais de crime e subsidiarão os estudos de identificação das manchas criminais e políticas públicas de segurança.

Durante reunião na manhã desta sexta-feira, 22, no gabinete do diretor geral do Itep-RN, Marcos Brandão, foram apresentados pelos técnicos da COINE, Franklin Alexandre e Hudson Rodrigo, a operacionalização dos equipamentos e a importância dos dados para a segurança pública.

“As informações chegarão à COINE com mais agilidade e serão analisadas com maior precisão para identificação das áreas com maiores ocorrências criminais para subsidiar as ações de segurança pública”, destacou Hudson.

Os tablets, que estavam à serviço da COINE desde a Copa de 2014, serão utilizados pelas equipes de perícia criminal do Itep-RN nas unidades de Natal, Mossoró, Caicó e Pau dos Ferros que cobrem todo o estado. Também está sendo desenvolvido um aplicativo específico para informações periciais do Itep-RN, o qual será lançado em breve.
A tecnologia é uma importante arma para o trabalho pericial e de toda a segurança pública, ajudará no combate à criminalidade e na padronização das informações”, explicou Marcos Brandão.