quarta-feira, 24 de agosto de 2022

BrasilPolíticaTSE considera inviável auditar urnas com biometria na eleição

 


O ministro da Defesa, Paulo Sérgio Nogueira, saiu otimista da reunião com o presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministro Alexandre de Moraes, nesta terça-feira (24). Porém, ao que tudo indica, ainda tem muita água para rolar até as eleições gerais, dia 2 de outubro.

Nesta quarta-feira (24), um dia após o encontro a portas fechadas entre os ministros, técnicos da Corte Eleitoral já alegaram ser inviável atender um dos pedidos feitos pelo Ministério da Defesa que objetiva dar mais lisura ao processo eleitoral. Para os peritos, é inexecutável auditar as urnas eletrônicas com biometria no dia do pleito.

A Defesa quer um teste de integridade com eleitores reais e com biometria para identificar. Só que, na prática, técnicos relatam impossibilidade por vários motivos: seria inviável convencer eleitores a voltar, após terem votado, para ir para o teste de integridade e aguardar a conclusão. Além disso, é impossível também levar a empresa de controle externo para esse tipo de teste no país inteiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário